Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agosto Lilás: conscientização como aliada para o fim da violência contra a mulher.

  • 12 de agosto de 2021

Olá, baianos! Começo esta sexta-feira destacando de forma enfática o “Agosto Lilás”. Trata-se de uma campanha de conscientização acerca da violência doméstica. Classifico a mobilização como algo extremamente relevante, especialmente no momento atual, em que as agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais e financeiras, seguem cada vez mais crescentes e desenfreadas em mulheres na Bahia e em todo o país.

Com relação à luta de proteção a mulheres, faço total referência à Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, que no último dia sete de agosto completou 15 anos de existência. Uma grande conquista. A norma alterou completamente a maneira como o sistema jurídico passou a tratar as formas de violência em mulheres no âmbito nacional.

Mesmo diante desse progresso, os números ainda são assustadores. Dados fornecidos pelo governo do Distrito Federal mostram que 94% das vítimas de feminicídio no ano de 2020 não realizaram nenhum boletim de ocorrência, nem outra forma de denúncia antes de serem mortas. E não para por aí. Com o isolamento social, originado pela pandemia do coronavírus, uma a cada quatro mulheres garantem ter passado por algum tipo de violência no Brasil.

No cenário de violência do país, as mulheres negras e mais jovens são, lamentavelmente, as maiores vítimas. Nesse contexto, mais de uma em cada três mulheres, com idade de 16 e 24 anos, afirma ter sido abalada por alguma agressão. Já no que se refere às mulheres negras, um valor superior a 28% delas garante que sofreram algum tipo de abuso direto.

Nesta luta incessante em defesa das mulheres, quero como presidente estadual do Republicanos Bahia reconhecer o trabalho desempenhado com maestria pelo “Mulheres Republicanas” na Bahia e Brasil, desde o acolhimento à mulher agredida, quanto a de também lutar pelo protagonismo feminino nas esferas diversas de poder.

Acredito que seja primordial ampararmos como também divulgarmos para todas as mulheres brasileiras informações sobre os serviços especializados existentes em cada cidade brasileira acerca da rede de atendimento dedicado a elas.

A mudança que almejamos ocorrerá quando o conhecimento e a conscientização caminharem juntos. Precisamos agir com toda força para que as mulheres não sejam diariamente expostas à situações agressivas que, muitas vezes, podem custar até a própria vida delas.

Mulheres, o silêncio é também uma forma de violência e um grande aliado do seu agressor. Vale aqui mencionar que, no Brasil existem hoje 381 delegacias, como também o Disque 180. Vocês não estão sozinhas!  Não se calem, denunciem e contem conosco de verdade. Todos nós republicanos seguimos trabalhando por vocês.

Márcio Marinho – Vice-presidente nacional do Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.