Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Audiência sobre a Revitalização do Rio Cachoeira proposta por Jurailton Santos será no dia oito de outubro, em Ilhéus

  • 7 de outubro de 2021

Pensando na preservação do Rio Cachoeira, importante rio do sul do estado baiano, que banha os municípios de Itabuna e Ilhéus, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), propôs à Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo também republicano José de Arimateia, uma audiência pública acerca do tema. A ocasião foi aprovada pelo Colegiado e com data definida para o dia oito de outubro, às 14h, na Câmara Municipal de Ilhéus.

Nos últimos tempos, o Rio Cachoeira vem apresentando níveis variados de poluição ao longo do seu curso, e tem sofrido com a devastação da vegetação florestal, com a erosão nos terrenos inclinados e com o assoreamento em vários pontos do seu leito, o que tem ocasionado preocupação para a população, principalmente para as famílias ribeirinhas que vivem à margem do rio e dele dependem para sobrevivência. 

“Não podemos permitir que um rio tão importante para toda região sul deixe de existir. Quando o vereador da cidade de Ilhéus, Ivo Evangelista, apresentou essa situação, não medi esforços para buscar alternativas que visam minimizar tantos danos. Por isso, trouxe esse debate para a Comissão de Meio Ambiente e ao seu presidente, José de Arimateia, que abraçou a causa. Unidos discutiremos com os órgãos competentes a respeito da revitalização do Rio Cachoeira, a fim de salvarmos esse valioso bioma baiano”, disse o proponente Jurailton Santos.
A audiência acontecerá de forma semipresencial, sendo dirigida pelo presidente da Comissão, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), e contará com a presença da Secretaria do Meio Ambiente, tanto da cidade de Ilhéus quanto de Itabuna; da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Itabuna; do Instituto Baia do Pontal; do Instituto Nossa Ilhéus; da Construtora Portal Santo Agostinho, do Satélite Club de Remo Ilhéus, demais autoridades e da sociedade civil. A transmissão ocorrerá por meio dos canais da TV Alba.