Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

No Maio Roxo – Ireuda defende maior cuidado e qualidade de vida para pessoas com lúpus: “É uma doença que atinge mais as mulheres”

  • 17 de maio de 2022

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) também apoia a campanha Maio Roxo, que conscientiza sobre o lúpus, juntamente com a associação LOBA (Associação Lúpicos Organizados Da Bahia), a republicana defende a necessidade de se melhorar o serviço de saúde e o acompanhamento dos pacientes, de modo a lhes proporcionar melhor qualidade de vida.

Este ano, a campanha, com o apoio de Ireuda, vestiu de roxo as estátuas As Meninas do Brasil, conhecidas como “Gordinhas de Ondina”, para chamar a atenção da população. O Dia Mundial da Conscientização sobre Lúpus é lembrado em 10 de maio. “O lúpus atinge atinge uma a cada 1.700 mulheres no Brasil, o que nos faz perceber que promover a conscientização e lutar por mecanismos que tragam mais qualidade de vida é também um ato de cuidado com a saúde da mulher como um todo”, diz Ireuda.

O lúpus é uma doença autominune, ou seja, o sistema imunológico do corpo ataca os próprios tecidos e órgãos. No caso da enfermidade, articulações, pele, rins, coração, pulmões, cérebro, coração e células sanguíneas podem sofrer lesões.

Por ser uma doença que atinge mais as mulheres, Ireuda acredita que o fortalecimento da rede de cuidados, pesquisa e tratamento também pode ampliar a proteção à saúde da mulher como um todo. “A saúde humana, principalmente a da mulher, deve ser pensada de forma global e transversal. Quando se tem uma doença que atinge mais as mulheres, isso esbarra em aspectos sociais e econômicos que devem ser tratados com atenção redobrada”, afirma.

Texto e foto: Ascom da vereadora Ireuda Silva
Edição: Republicanos Bahia.