Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Segurança das urnas: saiba como funciona o voto eletrônico até a divulgação do resultado

  • 6 de setembro de 2022

Brasília (DF) – No dia da eleição, a urna eletrônica será ligada às 7h30 da manhã. Na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, é emitido em cada seção eleitoral um relatório denominado “zerésima”, que contém toda a identificação daquela urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos com zero voto.

Após às 8h da manhã é iniciada a votação na seção eleitoral. O mesário recebe do eleitor o seu documento de identificação. Digita o número do título no terminal e, por meio do nome mostrado na tela ele identifica o eleitor e o autoriza a votar.

A votação se encerra às 17hApós esse horário os dados dos cartões de memória das urnas (boletim de urna) são gravados criptografados em uma mídia de resultado (pendrive, por exemplo), que é encaminhado ao local próprio para transmissão até o Tribunal Regional Eleitoral.

Quando chega ao servidor central para a totalização dos votos é validada a assinatura digital e garante-se a integridade e a autenticidade do resultado. O boletim de urna é decifrado, e caso qualquer inconsistência seja confirmada – como divergência na totalidade de votos e o número de eleitores que compareceram –, ou a assinatura digital seja inválida, o boletim de urna é automaticamente descartado.

Segurança das Urnas

No dia da eleição, nenhum equipamento do sistema eletrônico de votação tem qualquer conexão com a internet, o que impede acesso externo. Veja a seguir quais são as principais medidas de segurança.

– Os programas inseridos na urna eletrônica antes do dia da votação são todos assinados digitalmente e lacrados. Assim, caso alguém tente alterar os votos, mesmo com a urna desligada, a própria máquina verificará a inconsistência e emitirá um alerta de erro.

– Auditorias verificam a integridade e autenticidade do equipamento.

–  A urna eletrônica somente grava a indicação de que o eleitor já votou.

– Os votos são armazenados em duas mídias, com uma memória interna e outra externa. Assim é possível recuperar os votos e outros dados no caso de defeito de uma das memórias.

– O boletim de urna identifica a seção eleitoral, urna, número de eleitores que compareceram e votaram e o resultado dos votos por candidato e por legenda, além dos votos brancos e nulos. A urna eletrônica contém os registros de todos os eleitores que votam na seção, incluindo número de votantes, ausentes e justificativas.

– O processo eleitoral é aberto à fiscalização de mais de uma centena de entidades, incluindo partidos políticos, federações e coligações.

Texto e arte: Agência Republicana de Comunicação – ARCO, com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Agência Câmara