Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Republicanos10       Sobre o Republicanos

SOBRE O REPUBLICANOS

REPUBLICANOS

O Republicanos é um movimento político conservador, fundamentado nos valores cristãos, tendo a família como alicerce da sociedade, preservando a soberania nacional, a livre iniciativa e a liberdade econômica, encorajando o progresso tecnológico como caminho inevitável para o desenvolvimento humano.

 

A sigla nasceu como Partido Municipalista Renovador (PMR) e, por sugestão do então vice-presidente da República José Alencar, mudou para Partido Republicano Brasileiro (PRB), e em 2019, decorrente de um estudo amplo, alinhado à evolução, transformação e a modernização, que fazem parte da sociedade, da vida humana e das instituições, o partido passou a se chamar Republicanos, mudança essa homologada em Convenção Nacional histórica, realizada no dia 7 de maio de 2019. Não foi apenas uma mudança de nome e de logotipo, mas de manutenção de postura republicana, ética e ímpar no zelo com a coisa pública. Com a criação da Faculdade Republicana, o Republicanos passou a ser o único partido brasileiro, por meio de sua Fundação Republicana Brasileira (FRB), a ter uma faculdade autorizada pelo Ministério da Educação e em plena atividade no Brasil. 

 

Histórico de crescimento

 

 

Com 14 anos de fundação, criado em 25 de agosto de 2005, o PRB destaca-se no cenário político entre os partidos que mais conseguiram ampliar o número de prefeitos em todo o país nas eleições de 2016. Saiu de 80, em 2012, para 106, um aumento de 32,5%. Na Bahia, foram eleitos 10 prefeitos, 13 vices e 165 vereadores, além de 47.718 filiados em 351 municípios. 

 

A trajetória das disputas eleitorais do Republicanos começou em 2006. Na ocasião foram eleitos 1 deputado federal, 3 deputados estaduais e o vice-presidente da República, José Alencar, o eterno presidente de honra do partido. Já na primeira eleição municipal, em 2008, a sigla conseguiu eleger 54 prefeitos e 780 vereadores. Nas eleições de 2010, foram eleitos 18 deputados estaduais/distritais e 8 deputados federais.

 

Em maio de 2011, o advogado Marcos Pereira, ao assumir a presidência nacional do Republicanos, afirmou que era a hora de retribuir a confiança da sociedade honrando cada voto com muito trabalho e dedicação. Com sua atuação, a sigla obtive crescimento expressivo já nas Eleições 2014, quando foram eleitos 21 deputados federais, se tornando a 10ª maior bancada da Casa. Nas Eleições de 2016, o Republicanos ampliou a força nos municípios, com a eleição de 106 prefeitos, 1.621 vereadores e 143 vice-prefeitos, inclusive com a vitória do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, no segundo turno, com 59,36% dos votos da capital fluminense. O partido tem conquistado importantes espaços na política brasileira com metas ousadas e estratégias políticas bem planejadas. Um exemplo é a força republicana no Congresso Nacional.

 

 

Em 2018, o Partido Republicano Brasileiro comprovou nas urnas seu papel de destaque no cenário político de norte a sul do Brasil. A sigla elegeu 30 deputados federais, 42 deputados estaduais, um senador, além de um vice-governador. O PRB saiu das urnas com uma votação para lá de expressiva ao conquistar a confiança de 10.093.923 milhões eleitores em todo o país.  O partido contabilizou um crescimento de 13,6% com relação a votação recebida em 2014, quando recebeu 8.884.690 milhões de votos.

 

Na Bahia, o partido reelegeu o deputado federal Márcio Marinho para o quarto mandato e elegeu João Roma. Na Assembleia Legislativa baiana foi reeleito José de Arimateia e eleito Jurailton Santos.

 

 

O crescimento dessa representação parlamentar no cenário nacional significa para o partido um espaço considerável tanto no cenário político como no que se refere a tempo na mídia, o que determina possibilidades de inserções, mas também possibilidades de articulações políticas significativas para todos os políticos de mandato e candidatos do partido, não apenas nas capitais, mas também, e principalmente, em municípios estratégicos que têm eleitorado considerável e possuem significativa influência nas eleições majoritárias e também proporcionais. 

 

 

Dos partidos criados até 2006, os dados sobre o número de filiados, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comprovam que o Republicanos foi o partido que mais cresceu percentualmente nos últimos 13 anos. A sigla saiu de 3.764 filiações em 2006 e saltou para 425.974 em outubro de 2019.

 
  • Resoluções

    Acesse resoluções publicadas pela Executiva Nacional do Republicanos.

  • Manifesto e Programa

    Esse documento reúne nossa posição a cerca dos eixos temáticos que defendemos.

  • Ficha de filiação

    Preencha a ficha de filiação e entregue no Republicanos mais perto de você.

CONHEÇA
QUEM É QUEM
NO REPUBLICANOS

FALE COM A ARCO

Apoiamos a liberdade de imprensa e sempre colaboraremos com o que for necessário. Jornalista, fale conosco para cadastramento no nosso mailing, esclarecimentos, respostas, posicionamentos e outros assuntos pertinentes. Clique no botão abaixo!