Equipe de mobilização do vereador Julio Santos participa de treinamento de prevenção a desastres da Codesal

  • 6 de setembro de 2021

Com o objetivo de qualificar mobilizadores que atuam nos bairros de Salvador, o vereador Julio Santos (Republicanos), levou um grupo de pessoas para participar do Mobiliza Defesa Civil, na manhã do dia 1° de setembro, na Codesal.

O projeto consiste em promover a capacitação quanto às ações de prevenção a desastres no município, objetivando ampliar informações preventivas às comunidades de Salvador.

Na ocasião, os novos voluntários da Codesal, participaram de palestras sobre primeiros socorros, percepção de riscos, mudanças climáticas, além de conhecer mais do órgão municipal e os serviços prestados à cidade.

De acordo com o engenheiro civil, Cezar Melo, cerca de 45% da população soteropolitana vive em áreas de risco, informação que acentua a necessidade de mais capacitação para promover medidas de prevenção aos desastres.

“Os problemas em nossa cidade são os mais diversos e sabemos que o município não trabalha sozinho, por isso, quando encontramos parceiros dispostos a contribuir com a nossa gente, precisamos colaborar com conhecimentos específicos. As pessoas que estão na comunidade são as que mais verificam essas necessidades dos bairros, então precisamos ainda mais investir neste elo. O  Mobiliza Defesa Civil é uma excelente iniciativa para ampliar o trabalho de prevenção” explicou o vereador.

“Finalizamos mais uma turma do Mobiliza Defesa Civil e fico muito feliz em retornar os cursos com a equipe vinda pelo vereador Julio Santos. As pessoas qualificadas aqui, já estão aptas para atuar como voluntários do órgão e sempre que a cidade precisar, contaremos com vocês” disse o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Para os participantes e novos voluntários da Codesal, a manhã possibilitou novos conhecimentos e experiências positivas.

“Participar do Projeto Mobiliza Defesa Civil foi com certeza de grande importância. Trouxe conhecimentos riquíssimos e indispensáveis para um bom trabalho na comunidade, além da segurança que isso nos traz. Ressalto que essa brilhante iniciativa do vereador Júlio Santos junto a equipe da Codesal é digna de tirar o chapéu, pois nos oportunizou um excelente aprendizado que nos ajudará muito nessa caminhada em busca de melhorias e mudanças. Depois dessa capacitação, com toda certeza tenho um novo olhar para as demandas da minha comunidade” ressaltou Cristiane Pinheiro, moradora de Alto de Coutos e mobilizadora da comunidade.

Para o participante e também líder comunitário, Gilmar Macedo, foi uma manhã de muitos aprendizados, na qual diversas dúvidas foram tiradas para apresentar à comunidade. “Agradeço a todos os envolvidos, a equipe que palestrou, ao diretor da Codesal, porque reconheço o empenho de todos e tenho certeza que este momento dará grandes resultados” afirmou o participante e também líder comunitário, Gilmar Macedo.

Texto e foto: Assessoria do vereador Julio Santos

Edição: Republicanos Bahia.