Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Março Mulher: nossa primeira mensagem do presidente de 2022 para quem merece todas as homenagens

  • 7 de março de 2022

Olá, meu povo querido da Bahia! Primeira mensagem do presidente deste ano de 2022. Geralmente publico meus artigos as sextas-feiras, mas dessa vez fiz questão de criar uma edição especial e antecipar este texto para terça-feira, oito de março, Dia Internacional da Mulher. Uma data digna de destaque, né verdade? Quero aqui, nesta oportunidade, trazer ponderações importantes e enaltecer a grandeza, força, sabedoria, sensibilidade e importância das mulheres no esteio familiar e nas infinitas esferas da sociedade baiana e brasileira.

Os valores femininos e o amor incondicional, fazem das mulheres seres especiais e imensuráveis. Reconheço, como cidadão e homem público, a necessidade de estarmos cada vez mais próximos a elas e também de trabalharmos com mais força na perspectiva de impulsionar mudanças em setores diversos em prol de cada mulher. Precisamos entender, de uma vez por todas, não somente do papel, mas principalmente do valor delas na sociedade atual. Não tenho dúvida que através dessa conscientização iremos conquistar um país mais igualitário, democrático e justo.

Nós republicanos buscamos estimular políticas públicas, participar de discussões relevantes, criar projetos de leis, indicações, que objetivem combater situações ainda enraizadas na sociedade por séculos e que lamentavelmente ainda afetam diretamente as mulheres brasileiras. Neste contexto, exemplificamos, a desvalorização através de salários desiguais, violência física, verbal, matrimonial e psicológica, jornada excessiva de trabalho, dentre tantas outras situações muitas vezes rotineiras.

Como presidente estadual do Republicanos Bahia reforço também a luta do nosso partido em amparar, orientar e diariamente incentivar o protagonismo feminino na política, bem como ainda aumentar consideravelmente o número de candidatas a cargos eletivos. Este impulso ocorre também por meio dos esforços do “Mulheres Republicanas” na Bahia, movimento muito bem liderado no estado pela coordenadora Rogéria Santos.

Uma realidade que precisa ser alterada é a exposta por meio de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explanados pelo Guia das Eleições 2020. Segundo a pesquisa, o perfil do eleitorado baiano é majoritariamente feminino, com 52,4%de eleitoras e 47,5 de eleitores, mas contamos hoje somente com 15% das cadeiras nos espaços de poder.

Agora, nas eleições de 2022, estaremos concentrando as nossas forças para que nos próximos anos possamos celebrar esta data com a percepção de mulheres em posições de maior evidência, pois, só assim iremos progredir como sociedade e termos grandes contribuições no âmbito político, por exemplo. Somos hoje apontados como a segunda maior legenda em representatividade feminina no Brasil. Seguiremos nesse ritmo e com a mesma missão de sempre: lutar em defesa dos interesses das mulheres brasileiras. Vamos juntos e em frente! Contem conosco! Vocês são 10 e fazem toda a diferença! Um forte abraço e uma terça-feira de homenagens e reconhecimento às mulheres de toda Bahia e Brasil!

Artigo escrito por Márcio Marinho, vice-presidente Nacional do Partido Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.