Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Outubro Rosa: Ireuda Silva faz “maratona” de palestras para alertar mulheres sobre prevenção ao câncer de mama

  • 27 de outubro de 2022

Neste Outubro Rosa, a vereadora de Salvador (BA) Ireuda Silva (Republicanos-BA) tem participado de uma maratona de palestras e eventos para alertar sobre a prevenção do câncer de mama. Os encontros foram realizados em diferentes locais da capital baiana, sempre com presença maciça do público feminino. Nos dias 16 e 17, o “Encontro Outubro Rosa” debateu o aumento nos casos da doença no bairro de Periperi.

Durante o evento, a republicana palestrou sobre o assunto e chamou a atenção para a incidência de casos da doença pelo país. Na fala, a parlamentar falou sobre a importância do autoexame por meio do toque com os dedos, e a atenção com o próprio corpo para um possível diagnóstico da doença logo no início, o que aumenta as chances de cura.

Na oportunidade Ireuda Silva também palestrou em evento na Igreja Universal de Tancredo Neves, na Igreja Jeová Jireh e no Subúrbio 360, onde houve uma série de atividades voltadas para mulheres e crianças. Ireuda participou ainda da abertura da Loja Rosa, no Shopping Center Lapa. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e ofertará serviços gratuitos de avaliação nutricional, encaminhamento para mamografia, aferição de pressão, glicemia e palestras.

“Existem vários exames que podem ajudar no diagnóstico, que, quanto mais cedo é feito, maiores as chances de salvar a vida da mulher. Muitos desses exames são simples. Portanto, levar informação sobre isso é fundamental”, diz a vereadora.

Ireuda lembra ainda que, embora o autocuidado deva ser intensificado a partir dos 40 anos, ele deve ocorrer a vida toda. De acordo com pesquisa feita pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), houve aumento na incidência de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Em 2020, 21,8% dos diagnósticos ocorreram nessa faixa etária, contra 7,9% em 2009.

“Todas as mulheres, independentemente da idade, precisam ficar atentas ao próprio corpo e procurar orientação médica se notarem alguma anomalia. Além disso, o cuidado deve ser redobrado se houver histórico de casos de câncer na família”, acrescenta.

Texto e foto: Ascom Ireuda Silva.
Edição: Republicanos Bahia.