Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Por mais avanços decisivos na vida do trabalhador

  • 27 de abril de 2023

Olá, meu povo querido da Bahia! Venho nesta sexta-feira, dia 28 de abril, de forma antecipada, para destacar o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1° de maio. Para alguns trata-se de uma data que evidencia a realização profissional, outros refletem acerca de como anda a carreira e objetivos. Já para outros será um momento delicado, pois seguem na luta diária de conquistar um emprego remunerado na perspectiva de garantir o seu sustento e de toda a família.

De acordo com informações precisas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o índice de desemprego no país aumentou para 8,6%. Uma realidade cruel que só impulsiona a vulnerabilidade social, a miserabilidade, além de atingir diretamente a autoestima, qualidade de vida e saúde mental de uma grande parcela da população.

Outra informação que entristece, mas que infelizmente preciso trazer aqui, é a pontuada no estudo promovido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O órgão classifica o aumento da desigualdade social com maior incidência em negros e pessoas que residem nas regiões Norte e Nordeste.

Nós, republicanos, não medimos esforços quando o assunto é atender demandas e necessidades fundamentais dos baianos. Somos sujeitos ativos e sabemos da nossa responsabilidade e missão nas Casas de Poder. Muito recentemente, tive a iniciativa de criar o Projeto de Lei 371/23, que tem o desígnio de obrigar órgãos públicos a reservarem 10% de suas vagas para trabalhadores com idade superior a 50 anos.

É lamentável, mas cidadãos experientes em suas áreas de atuação, muitos com bagagens profissionais extraordinárias, se sintam discriminadas e colocadas à margem ao concorrerem a uma vaga ou encaminharem um currículo, somente pela faixa etária que possuem.

No ensejo destaco que a finalidade não é tirar a vaga de trabalho dos jovens que estão iniciando a carreira profissional, mas sim garantir seguramente que essa parcela da população tão expressiva, permaneça de forma justa e ativa no mercado.

Não somente nessa data, mas em todos os dias serei um batalhador, incansável na Câmara para uma sociedade mais justa, igualitária e que possamos progredir em mais oportunidades, como também na situação econômica do nosso país. Não é justo que a população continue a fazer malabarismos para conquistar o pão de cada dia e suas necessidades básicas. Trabalhador, conte verdadeiramente com nós, republicanos!

Por mais difícil que seja precisamos acreditar. Juntos, sem dúvida, vamos mais longe e com um potencial maior! Desejo uma excelente sexta-feira a todos!

Artigo escrito por Márcio Marinho, apresentador do Programa Patrulha do Consumidor, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.