A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), classificou como acertada a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, do projeto que prevê o pagamento de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa visa proporcionar suporte financeiro para que essas mulheres possam se desvincular do ambiente abusivo e reconstruir suas vidas.
“É um passo significativo na direção certa. O auxílio aluguel não apenas oferece abrigo seguro para as mulheres que enfrentam violência em suas casas, mas também envia uma mensagem clara de que a sociedade está ao lado delas, apoiando-as em sua jornada de recuperação”, disse a republicana.
Estima-se que cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos no Brasil. Em mais de 80% dos casos reportados, o responsável é o marido, namorado ou ex-parceiro, que também se aproveitam da dependência financeira da vítima. De acordo com o Senado, o custeio do auxílio aluguel será realizado a partir das dotações orçamentárias de Estados e Municípios.
O auxílio aluguel proposto não se limita apenas ao aspecto financeiro. “Precisamos lembrar que cada mulher que conseguimos ajudar a sair de um relacionamento abusivo é uma vida que estamos salvando. Nosso compromisso é com a segurança e bem-estar de todas as mulheres”, pontuou Ireuda.
Texto e foto: Ascom de Ireuda.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263