Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Márcio Marinho lança a Frente Parlamentar Mista da Optometria em Brasília

  • 17 de agosto de 2023

Com o apoio de duzentos e seis deputados e sete senadores, foi lançada na tarde do dia 16 de agosto, a Frente Parlamentar mista em defesa da optometria, presidida pelo deputado federal Marcio Marinho (Republicanos – BA), com o objetivo de reconhecer a profissão, regulamentar e ampliar o acesso à saúde visual.

Os representantes da categoria de todo o país que estavam presentes puderam vibrar com a reafirmação do representante institucional do Ministério da Saúde, Wellington Pereira, sobre o interesse da pasta em inserir amplamente o profissional optometrista na atenção primária à saúde visual da população brasileira.

“O Ministério está à disposição de todos, vamos ouvir a categoria, pois entendemos que a atenção primária à saúde é uma das portas de entrada do SUS e a principal em nível de atenção à saúde”, disse.

Para ele, a atuação da frente é fundamental, pois o Ministério precisa do apoio de todos os membros, independentemente da disputa política. “Não conseguimos andar sozinhos, vamos nos unir em favor da comunidade que necessita dessa atenção, que é a saúde visual.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Optometria, o colegiado assume um papel fundamental, com o objetivo de garantir o acesso da população a serviços de qualidade na área da saúde visual e promover o reconhecimento desses profissionais, isso independe de questões partidárias. “O Ministério tem todo o apoio desses parlamentares que compõem essa frente para juntos construirmos, com várias mãos, essa conquista tão esperada pelos optometristas”, disse.

Marinho acrescenta ainda que o sistema de saúde brasileiro enfrenta uma grande demanda por serviços oftalmológicos, o que resulta em longas filas de espera e dificuldades de acesso para muitos pacientes. Ele explica que a categoria busca trabalhar em conjunto com os oftalmologistas para que todos tenham acesso ao cuidado da visão e esclarece que não querem tomar o lugar desses profissionais.

“Muitas pessoas estão na fila do SUS aguardando uma consulta oftalmológica, enquanto os optometristas poderiam aliviar um pouco essa demanda. A inclusão da optometria no SUS permitiria a descentralização desses serviços, possibilitando que um maior número de pessoas tenha acesso a exames de visão e tratamentos adequados”, afirmou.

Participaram do lançamento deputados federais de vários partidos, além da presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO, Eriolanda Bretas, e Ricardo Bretas, representantes da categoria de vários estados, deputados federais e senadores que apoiaram.

Texto: Ascom Márcio Marinho
Foto: Socorro Araújo