Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Rogéria Santos defende fomento da presença feminina no 3º setor no evento “Mulheres na Cadeia Produtiva da Construção”

  • 2 de fevereiro de 2024

A deputada federal Rogéria Santos, reconhecida por seu compromisso com a promoção da presença feminina na construção civil, participou do seminário “Mulheres na Cadeia Produtiva da Construção”, promovido pela Câmara da Indústria da Construção (CIC) em Goiânia. O evento, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), reuniu uma audiência diversificada, incluindo parlamentares, secretários municipais e líderes empresariais e do terceiro setor.
Em seu discurso, Rogéria ressaltou a importância do projeto “Marias na Construção”, desenvolvido durante sua gestão na Secretaria de Políticas para Mulheres na Prefeitura Municipal de Salvador. Esse programa, proporcionou a capacitação de mais de 800 mulheres em nove bairros da capital baiana, oferecendo cursos gratuitos em cinco áreas especializadas.
“Precisamos pisar no acelerador quando se trata de políticas públicas voltadas às mulheres. Falar da mulher na construção civil é mais que falar sobre empregabilidade. Trata-se de inclusão e autonomia financeira. O setor precisa de mão de obra e as mulheres estão sedentas para trabalhar”, defendeu a parlamentar.
Durante o seminário, foram apresentados dados de um estudo conduzido pelo Observatório Fieg em parceria com o IEL Goiás, revelando que a presença feminina nos canteiros de obras ainda é limitada. Sandra Márcia Silva, gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, enfatizou a necessidade de superar estigmas associados à construção, especialmente a ideia de que é uma atividade suja e pesada, proporcionando oportunidades para que as mulheres avancem também nos canteiros de obras.
Diversas autoridades participaram do evento, incluindo o vice-presidente da Fieg, Emílio Bittar, a deputada estadual Vivian Naves, as secretárias municipais de Goiânia Maria Yvelônia Barbosa e Kátia Hyodo, o presidente do Sinduscon-GO, Hidebrair de Freitas, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Alpiniano Lopes.
O presidente da CIC, Sarkis Curi, propôs a criação de um plano com uma série de ações para promover a presença da mulher na indústria da construção. “Queremos o protagonismo da mulher também na construção civil. Nosso propósito com essa discussão é criar ações que façam com que essa proposta saia do campo de debate para ações práticas que impulsionem essa participação”, sustentou Sarkis.
O seminário também contou com a apresentação da líder Regional e de Expansão da XP Investimentos, Larissa Lobo, que abordou o crescimento da presença feminina no mercado de capitais. O evento foi prestigiado pelo presidente do Sindicalce, Elvis Roberson, e pelos presidentes de Conselhos Temáticos da Fieg de Micro e Pequena Empresa, Jaime Canedo, e de Relações do Trabalho e Inclusão, Lorena Blanco.

Texto e foto: Ascom da deputada Rogéria Santos.