Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Rogéria propõe ao Poder Executivo adoção de estratégias de prevenção com ações eficazes no enfrentamento e prevenção à violência

  • 11 de março de 2024

O Brasil liderou o ranking de países com mais homicídios do mundo em números absolutos. A constatação foi trazida pelo Estudo Global sobre Homicídios 2023, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Só em 2021, período ao qual se referem os dados, o país registrou mais de 45 mil assassinatos, seguido pela Índia, com 41 mil casos, México (35.700), Estados Unidos (22.941) e Mianmar (15.299). O relatório foi elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).
Atenta a essa realidade, a deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) sugeriu ao Poder Executivo, por intermédio do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a adoção de estratégias de prevenção com ações eficazes no enfrentamento e prevenção à violência. A parlamentar destacou que na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e é um dos principais desafios ao estado de direito no Brasil. 
Neste contexto, Rogéria ressaltou que é “preciso consolidar a Política de Prevenção à Criminalidade como a estratégia mais efetiva com investimentos em segurança pública que precisam ser expressivos tendo em vista a falta de recursos humanos, materiais e viaturas, além de um sistema penitenciário mais comprometido com a ressocialização”, destacou. 
A parlamentar fundamentou na indicação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública que é necessário uma atenção à Bahia “levando em consideração que o estado também encerrou 2023 ocupando o topo do ranking de três importantes indicadores de violência no país”.

Texto e foto: Ascom da deputada federal Rogéria Santos