Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Marinho propõe que Salvador seja reconhecida como a Capital Nacional da Capoeira

  • 27 de junho de 2024

Uma forma de homenagear a tradição e a cultura afro-brasileira

O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos – BA) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2589/2024, que atribui à cidade de Salvador, na Bahia, o título de Capital Nacional da Capoeira. Segundo o texto, a relevância histórica e cultural da capoeira destaca o papel crucial desempenhado por Salvador na preservação e promoção dessa arte brasileira, que  vai além de uma simples prática esportiva, sendo um símbolo de resistência e identidade do povo brasileiro.

Para o autor da proposta, reconhecer Salvador como a Capital Nacional da Capoeira é valorizar a herança africana presente em nossa sociedade e promover a inclusão e o respeito à diversidade cultural. “A capital baiana é o berço da capoeira, possui uma ligação única com essa expressão cultural, que remonta aos tempos da escravidão e da luta pela liberdade. Atribui-la com o título de Capital Nacional da Capoeira é reconhecer sua trajetória e seu papel fundamental na disseminação e perpetuação dessa arte tão significativa para a nossa história”, destaca o parlamentar.

Marinho ressalta a importância do apoio dos demais parlamentares para a avaliação e aprovação do projeto de lei, com o objetivo de promover e preservar a rica tradição em solo brasileiro, justificando que a atribuição desse título pode impulsionar a prática da capoeira, atrair investimentos para o setor e contribuir para a geração de empregos e o fortalecimento da atividade.

“A capoeira ganhará ainda mais destaque e reconhecimento, reafirmando sua importância como patrimônio cultural do Brasil e destacando Salvador como um polo fundamental à prática e difusão dessa arte tão singular”, finaliza.

Texto: Ascom Márcio Marinho

Foto: Socorro Araújo