Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Movimento do Mulheres Republicanas filia 125 mulheres neste final de semana

  • 6 de dezembro de 2021

A campanha de filiação do Mulheres Republicanas na Bahia “Mulher, a política precisa de você”, movimentou na última sexta-feira e sábado os municípios de Ilhéus e Barreiras. As iniciativas realizadas em ambas cidades foram responsáveis por filiar ao todo, um total de 125 mulheres. As mobilizações possibilitaram a realização de proveitosos debates, por meio de pequenas palestras, sobre a importância da inserção da mulher nos espaços de poder. Todos esses esforços tornam o partido Republicanos como a segunda maior legenda em representatividade feminina no Brasil.

Durante a ação, em Ilhéus, promovida pelo vereador da cidade, Ivo Evangelista, no dia três de dezembro, foi empossada como coordenadora do Republicanas Mulher na cidade, Rita Carvalho. Já o ato de filiação em Barreiras, que aconteceu no dia quatro de dezembro, contou com os esforços da vereadora, Silma Alves, e da secretária estadual do Mulheres Republicanas, Rogéria Santos. Na cerimônia, ocorreu a posse de Renata Alves como coordenadora do Mulheres Republicanas no município.  

A vereadora, Silma Alves, afirmou que o Republicanos é um partido que acredita na força de cada uma para a transformação social necessária na Bahia e no município. “Todos nós conhecemos as inúmeras dificuldades enfrentadas pelas mulheres para entrar na política. A nossa intenção é fazer ainda mais a diferença nas próximas eleições, na perspectiva de termos mais mulheres ocupando cadeiras na Câmara Municipal da cidade”, disse.

A secretária estadual, Rogéria Santos, lembrou que cerca de 32% dos vereadores da Câmara de Barreiras são mulheres, inclusive uma republicana. Para ela, o percentual de mulheres na política do município é elevado, comparado a outros municípios que compõem a Bahia. “A mulher barreirense apresenta visivelmente a disposição de lutar pela política e participar não somente como ouvinte, mas também na militância, mostrando sempre o diferencial da força da mulher. Foi bonito de ver”, exclamou Rogéria.