De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no planeta. Na Bahia, dados apresentados em 2020 por meio do SINAN, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Sesab, registraram 428 tentativas de suicídio de crianças e adolescentes, durante a pandemia da Covid-19.
Diante de números tão alarmantes, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Indicação 25.658/2021, solicitando a Bruno Reis, prefeito da cidade de Salvador, a instalação de cercas protetoras contra quedas, ou gradil de proteção nas passarelas e viadutos administrados pelo município, bem como nos demais equipamentos urbanos sob concessão à iniciativa privada, considerados de alto risco para acidentes ou tentativas de suicídio.
Para Jurailton, a proposta estabelece a prevenção como estratégia na diminuição dos casos de suicídio, uma vez que só este ano, várias tentativas foram registradas na capital baiana. “O suicídio é algo real. São diversos os relatos de pessoas que utilizam os viadutos e as passarelas de Salvador para atentar contra a própria vida. Precisamos buscar mecanismos para ajudar os que se encontram em um momento desesperador, por meio de dispositivos que retardem ou contenham fisicamente a intenção suicida”, explica o deputado.
Em seu mandato, o parlamentar tem atuado em defesa da valorização da vida, sendo autor da campanha “Basta!”, idealizada em julho de 2019 na Bahia, que visa prevenir e combater a depressão, a automutilação e o suicídio, conscientizando a sociedade e o Poder Público sobre os perigos dessas patologias.
Texto e foto: Ascom do deputado Jurailton Santos;
Edição: Republicanos Bahia.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263