Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

“Celebrar o Dois de Julho significa exaltar a liberdade do nosso povo”.

  • 29 de junho de 2022

Olá, minha gente! Uma pausa nas diversas atividades que regem a minha função de presidente do Republicanos Bahia para redigir um artigo que aborde mais um tema essencialmente importante. Nesta sexta-feira, destacamos o “Dois de Julho”, data da Independência da Bahia. Nesse contexto, precisamos mencionar nomes como o de Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. Graças a garra e o amor à pátria dessas mulheres de fibra e tantos outros guerreiros conquistamos com maestria, mais precisamente no ano de 1823, a nossa independência. É fabuloso constatar o imenso legado deixado por eles, o que nos deixa grande inspiração e exemplo.
Amanhã, as celebrações realizadas através do tradicional desfile cívico desse dia memorável irão movimentar as ruas de diversos municípios que compõem o nosso estado, depois de dois anos inativas em decorrência da pandemia da covid-19. São 199 anos reverenciando uma das datas cívicas de maior relevância. Uma oportunidade pertinente para impulsionar o respeito, além de revivermos a coragem, a história do nosso povo e acima de tudo pensar sobre o futuro que queremos para a nação brasileira.
E por falar em reflexão, destaco a nossa responsabilidade de também sermos sujeitos ativos na transformação social que tanto almejamos diariamente. Estamos em ano eleitoral, e nesse ensejo, enfatizo o diferencial de termos uma sociedade informada, participativa e engajada. Torço para que as eleições 2022 sejam o resultado do voto certo e consciente. A sua escolha nesse processo democrático influencia diretamente na vida de todos os cidadãos.
Por aqui, seguimos todos unidos com o nosso time consolidado e focados em cooperar de forma expressiva com a coletividade e também com o desenvolvimento enérgico do estado da Bahia. Reafirmo, aqui, como presidente, a nossa missão verdadeira de defender a democracia, lutar pela igualdade e interesses sociais. Para finalizar, cumprimento todos os parlamentares, militantes e colaboradores e vamos juntos exercendo a boa política, que já executamos, e entendendo a política como instrumento transformador.

Nesta data que representa a resistência, faço uma correlação com esse ano eleitoral que também significa conquistar a liberdade do nosso povo para alcançarmos um futuro mais digno para os baianos e brasileiros. Vamos pensar nisso? Desejo uma excelente sexta-feira a todos! E viva ao nosso povo! Viva a Dois de Julho!

Artigo escrito por Márcio Marinho, vice-presidente Nacional do Partido Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.