Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Republicanos registra votação histórica com mais de 29 milhões de votos no 1° turno

  • 8 de outubro de 2022

Brasília (DF) – O Republicanos bateu recorde de votações nas urnas no primeiro turno dessas eleições. Mais de 29 milhões de eleitores em todo o país depositaram sua confiança no partido. Se compararmos com o pleito anterior em que foram computados mais de 9 milhões de votos, a sigla registrou a sua maior votação desde a sua fundação em 2005.

Na Câmara dos Deputados, o desempenho garantiu à sigla a 6ª posição entre as maiores forças políticas do país. Ficando atrás apenas da legenda do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e de partidos tradicionais.No pleito passado, o partido ocupou a 8ª posição.

Republicanos conquistou 41 cadeiras na Câmara dos Deputados e duas no Senado Federal. Também foram eleitos 71 deputados estaduais e um distrital, além de um governador e dois vice-governadores.

Bancada federal

A Região Sudeste concentra a maior parte dos eleitos para a Câmara dos Deputados, com 12 cadeiras, seguida da região Nordeste, com 11 republicanos, e da Região Norte, com 10 eleitos. Já as Regiões Sul e Centro-Oeste contam com quatro representantes cada uma, respectivamente.

A vaga ao Senado Federal foi conquistada por Damares Alves, no Distrito Federal, e Hamilton Mourão, no Rio Grande do Sul. Ambos tiveram votação expressiva nos seus estados.

Bancada estadual

Republicanos conquistou 76 cadeiras nas assembleias legislativas em todo o país. A região que mais se destacou foi o Sudeste, com 18 deputados estaduais, sendo a maior parte deles em São Paulo com cinco republicanos. Na Região Sul, foram eleitos nove deputados estaduais. Já no Norte, a sigla elegeu 17 republicanos. No Nordeste, foram eleitos 22 deputados estaduais e no Centro-Oeste seis.