Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Palavra do Presidente. “Eleições 2024”. O conhecimento como aliado da transformação social.

  • 29 de fevereiro de 2024

Olá, republicanas, republicanos e internautas 10 de toda a Bahia! Retornamos hoje com a mensagem do presidente desse ano, com uma temática importante e em um momento mais do que oportuno, que são as “Eleições 2024”.

Em sete meses, mais precisamente no dia seis de outubro, 11,2 milhões de eleitores na Bahia, irão às urnas para elegerem as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito (as) e vice-prefeito (as), como também vereadoras e vereadores. Salvador, a nossa capital baiana, tem o 5° maior colégio eleitoral do país com um total de mais de 1,9 milhão de eleitores.

Juntos podemos unir forças, exercer o nosso direito e cooperar para a nossa democracia. Para isso, precisamos nos alertarmos para o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Preciso aqui dizer que de sete de março e a cinco de abril, teremos a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores terão a oportunidade de migrar de legenda na perspectiva de concorrer às eleições sem correr o risco de perder o mandato.

Nós, Republicanos, seguimos no propósito de defender a democracia, lutar veementemente pelos interesses sociais e caminharmos com autoridades de qualidade e focadas em contribuir de forma expressiva com a coletividade. 

Atentos à importância do ingresso da juventude no processo democrático, lembramos de uma informação bastante importante. Quem vai completar 16 anos até 6 de outubro já pode obter o título de eleitor. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o voto é facultativo para pessoas de 16 e 17 anos e somente com 18 anos se torna obrigatório. Jovens, solicitem o título de vocês. Seja, de alguma forma, atuante nas eleições 2024.

Quem também precisa tirar o título ou quem deseja fazer a transferência de domicílio eleitoral ou mudar o local de votação tem até o dia oito de maio de 2024.

Outras datas relevantes é que em 15 de maio, as pré-candidatas e pré-candidatos terão como iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. De 20 de julho a 5 de agosto será autorizada a realização das convenções partidárias. Vale ressaltar que definidas as candidaturas, as convenções terão até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Quero aqui despertar os eleitores baianos para a importância de estarmos antenados para essas datas para que seja possível participarmos com êxito e sensatez do processo eleitoral.

Continuaremos verdadeiramente firmes na missão de colocarmos a Bahia nos trilhos do desenvolvimento e do progresso. Esteja atenta (o) e não desperdice o seu direito de votar e venha caminhar conosco, caso tenha o mesmo propósito, filie-se ao nosso partido. Vamos juntos, Bahia! Desejo uma sexta-feira de paz e produtiva a todos!   

Artigo escrito por Márcio Marinho, presidente do Republicanos Bahia e deputado federal.