Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Ireuda Silva relembra conquista de moradias dignas para 500 famílias

  • 16 de agosto de 2024

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), recordou um marco importante de seu mandato: a conquista de moradias dignas para 500 famílias da comunidade Paz e Vida, localizada no bairro Jardim Santo Inácio, em 2021. Antes dessa vitória, os moradores enfrentavam condições desumanas, vivendo em barracos de madeira e plástico, sem acesso a saneamento básico e convivendo com ratos e outros animais peçonhentos.

Ireuda Silva foi a primeira a levar à administração municipal a grave situação da comunidade, onde as habitações precárias colocavam em risco a segurança e a saúde dos moradores. “Todos sabem que entrei em Paz e Vida por acaso, mas logo entendi a minha responsabilidade. Eu me vi na obrigação, enquanto vereadora, de fazer o que estivesse ao meu alcance para tirar os moradores daquelas condições desumanas em que viviam. Fui ao ex-prefeito ACM Neto, levei também Bruno Reis àquele lugar. E, como não há vitória sem luta, nós conseguimos”, afirmou a vereadora.

Para Ireuda, a luta por moradia digna deve ser uma prioridade de todos que ingressam na vida pública. Dados do IBGE mostram que mais de 33 milhões de brasileiras e brasileiros não têm moradia adequada, e 8 milhões vivem em áreas de risco de desastres naturais. “Isso é uma realidade em Salvador. Muitas pessoas já perderam suas vidas em desabamentos e deslizamentos de encostas. Outras tantas adoecem por causa das condições precárias de onde moram”, destacou.

A vereadora reforçou a importância de políticas públicas que assegurem o direito à moradia digna, e relembrou que a conquista da comunidade Paz e Vida foi um exemplo do impacto positivo que a atuação parlamentar pode ter na vida das pessoas. “Essa vitória não é só minha, mas de todos que acreditam que é possível transformar realidades por meio da política e do trabalho em conjunto”, concluiu.

Texto: Ascom Ireuda Silva
Foto: Ascom Ireuda Silva