O vereador de Lauro de Freitas, Edilson Ferreira (Republicanos Bahia), protocolou um requerimento que indica à administração pública municipal contratar profissionais da área da Optometria para atuarem nos Programas de Saúde da Família.
Diante da demanda de pessoas que aguardam na lista de espera por exames oftalmológicos na saúde pública, o republicano explicou a importância da profissão.
“A atuação do profissional optometrista, em especial na Atenção Básica, resolve aproximadamente 80% dos problemas visuais, que são de ordem refrativa, desafogando o sistema e permitindo que milhares de desassistidos obtenham um atendimento visual de qualidade e amplo acesso”, explicou.
Segundo informações da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO), a Bahia conta com mais de mil profissionais, que batalham diariamente para serem inseridos na atenção primária.
Optometria
A Optometria trabalha a parte externa do “órgão globo ocular”, focando no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão “de perto” e aplicando exercícios ortópticos. A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular” (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos. Cabe ao Optometrista emitir fórmula para óculos (receita).
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263