Brasília (DF) – Começa hoje, dia cinco de setembro, a campanha nacional do Setembro Amarelo, promovida pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para conscientização e prevenção ao suicídio. Em parceria com a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações e autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, por conta do período eleitoral, a ação será publicada nas redes sociais da pasta através de vídeos, banners, infográficos, cards e materiais especiais trazendo a importância de orientar, sensibilizar e alertar a população sobre o assunto.
A campanha Setembro Amarelo existe desde 2015, criada pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psquiatria, com ações sobre o tema suicídio lançadas ao longo de todo o mês de setembro, em que todo dia 10, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Em 2022, foi lançado um portal exclusivo com todo o conteúdo da campanha. O gov.br/acolha será um espaço com informações sobre buscas para ajuda em prevenção ao suicídio, com frases de alerta e maneiras de identificar sianis comuns em pessoas que podem estar passando por dificuldades emocionais e psicológicas que podem levar a pensarem em suicídio. No espaço também podem encontrar algumas peças de comunicação da ação para download e para também serem compartilhadas.
“Queremos oferecer um local para que a população tenha acesso a informações e saiba o que fazer e como proceder em caso de necessidade. Acreditamos que este espaço virtual permitirá que as pessoas se informem e ajudem na prevenção do suicídio, da automutilação e demais sintomas sobre a fragilidade da saúde mental”, disse a titular do MMFDH, Cristiane Britto (Republicanos).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, o suicídio mata mais que doenças como HIV, malária e câncer de mama, além de guerras e homicídios. Na faixa de idade entre 15 e 29 anos, o suicídio é a quarta causa de mortes, atrás de acidentes de trabalho, tuberculose e violência interpessoal.
Em todo o mundo, são 800 mil casos de suicídio. Só no Brasil, são registrados por volta de 14 mil casos, com média de 38 suicídios por dia. Separados por gênero, a cada 100 mil homens, 12,6% cometem suicídio; já entre as mulheres, o número cai para 5,4% com a mesma proporção comparada aos homens.
Texto e foto: Ascom Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263