Incorporada ao varejo brasileiro há pouco mais de uma década, a Black Friday sem dúvidas se tornou o período mais atrativo e esperado pelos consumidores brasileiros que buscam encontrar a oportunidade perfeita para adquirirem aquele produto tão desejado, porém com um preço mais acessível.
A expectativa é que a sexta-feira mais animada do comércio traga resultados melhores neste ano, principalmente porque essa edição traz, pela primeira vez, a Copa do Mundo como um atrativo especial para aquecer ainda mais o mercado.
No que depender do desejo dos consumidores, a data realmente promete. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, 79% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais nesta edição do evento.
A maior parte releva que vai aproveitar a data para comprar eletrônicos (42,4%) e eletrodomésticos (30,5%) – categorias que já eram as mais procuradas em 2021. Em seguida vêm as categorias de moda (9%), além de casa e decoração (8,8%).
Este ano especialmente um produto bem específico tem chamado a atenção dos compradores: a televisão. Pesquisas realizadas pelo Google em parceria com a Offerwise detectaram que os televisores estão entre os produtos mais pesquisados. Ao que tudo indica, os consumidores querem assistir ao maior espetáculo esportivo do mundo com a TV nova.
No entanto, diante de tanta empolgação, é preciso colocar o coração de escanteio e mirar em 3 aspectos: planejamento, pesquisa e segurança.
Planejamento: faça compras conscientes de acordo com sua real condição financeira. Isso evitará endividamentos.
Pesquisa: essa é uma das etapas mais importantes, pesquisar o preço antes de comprar é essencial para quem procura bons descontos. Os buscadores de preços são excelentes aliados que mostram qual era o valor do produto nos últimos meses, propiciando assim ao consumidor uma real análise sobre o que está em promoção ou não.
Segurança: O consumidor precisa estar atento à grande quantidade de golpes. Procure sites que tenha o selo de segurança, representado pelo cadeado na lateral, e tenha muito cuidado com links que chegam em seu e-mail ou nas redes sociais com forte apelo e atrativo de preço muito abaixo da realidade.
Nesse contexto, se o consumidor identificar que alguma “promoção” é enganosa (a exemplo da loja aumentar o preço pouco antes do produto entrar em promoção), a orientação é denunciar a prática no Procon, ou no site da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Artigo escrito por Márcio Marinho, pós graduado em direito do consumidor, apresentador do quadro Patrulha do Consumidor, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.
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