A vereadora de Salvador Ireuda Silva (Republicanos) comemorou a aprovação, pela Câmara Federal, do projeto de lei que tipifica o crime de injúria racial coletiva. A matéria, que segue para sanção presidencial, inclui agravantes para o crime de injúria racial, cuja pena é aumentada para 2 a 5 anos.
Ainda de acordo com o projeto, de autoria de Tia Eron e Bebeto, todos os crimes previstos nessa lei terão as penas aumentadas de 1/3 até a metade quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação. O texto também prevê que o autor do crime de injúria racial em estádios e teatros, por exemplo, será impedido de frequentar esses locais por três anos.
“Foi uma mudança importantíssima, fundamental para o combate ao ‘racismo nosso de cada dia’ e ao crime de injúria racial. A quantidade de racistas soltos por aí é absurda. Eles não hesitam em discriminar, xingar e humilhar. Vemos isso todos os dias, em lojas, estádios de futebol, no transporte público…”, opina Ireuda.
“Esperamos que a mudança na lei também se reflita em maior severidade por parte da Justiça. Quem comete injúria racial não pode seguir como se nada tivesse acontecido. Estamos falando de criminosos, e quem comete crime deve ser punido conforme a lei. Isso é o mínimo, porque o dano que um racista causa às suas vítimas é irreparável”, acrescenta.
Texto e foto: Ascom Ireuda.
Edição: Republicanos Bahia.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263