A vereadora de Salvador Ireuda Silva (Republicanos) falou que os mais necessitados devem ser uma prioridade constante na gestão pública, seja no âmbito nacional, estadual ou municipal. Para a republicana, a desigualdade social no Brasil é histórica e nunca reduziu significativamente.
Hoje, 29,62% dos brasileiros vivem na pobreza. Para Ireuda é um problema histórico, absurdamente potencializado pela escravidão. “Após a assinatura da Lei Áurea, o país criou uma massa de desempregados e analfabetos, que foram propositalmente marginalizados. O governo da época esperava que eles fossem dizimados aos poucos, mas o que aconteceu foi a construção de uma das sociedades mais desiguais do mundo, em que pobreza e racismo caminham juntos”, avalia.
Nesta semana, o mercado financeiro aumentou a projeção da inflação para 2023, ficando em 5,23%. “Em um cenário de crise, quem mais sofre são os mais pobres e aqueles que já convivem com a insegurança alimentar. Vimos incontáveis cenas de pessoas procurando comida no lixo, comprando osso e retalhos que seriam jogados fora. Essa realidade não pode ser ignorada. Não é uma questão apenas de ações emergenciais, mas de políticas a longo prazo. Onde há fome, não há mais nada”, pontua a vereadora.
Texto e foto: Ascom Ireuda.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263