Autora da lei que instituiu o Dia Municipal de Combate ao Racismo no Esporte (26 de agosto), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), prestou solidariedade ao jogador de futebol brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, alvo de injúria racial e racismo por parte da torcida do Valencia, em partida no dia 21 de maio. Para a republicana, o racismo é um câncer do qual o mundo esportivo ainda não conseguiu se curar.
“O racismo no esporte é uma doença ético-moral da qual grande parte dos torcedores e esportistas ainda padece. Movidos pela insegurança e pela incapacidade de lidar com a derrota, apelam para a selvageria do preconceito, da discriminação e da agressão. Essas pessoas deveriam ser proibidas de frequentar estádios”, diz Ireuda.
Ainda na avaliação da vereadora, esse tipo de manifestação racista também é fruto de ressentimento pela ascensão que os negros têm conquistado. “O racismo estrutural fez e faz de tudo para que os negros ficassem na marginalidade e não chegassem ao topo. Mas, quando esse plano dá errado, presenciamos esse tipo de cena deplorável”, acrescenta.
Texto e foto: Ascom de Ireuda Silva.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263