A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, expressou profunda preocupação diante dos alarmantes resultados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que revelou a desigualdade salarial enfrentada pelas mulheres negras em relação aos homens brancos. Segundo os dados coletados pela FGV, as mulheres negras recebem em média 48% a menos que os homens brancos, mesmo desempenhando funções e cargos semelhantes. Esse cenário de disparidade salarial ressalta uma injustiça social que a vereadora considera inaceitável e urgente de ser enfrentada.
“É urgente combater essa desigualdade sistêmica e promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, o problema não se limita apenas aos salários, mas também se reflete em outros aspectos, como a representatividade e a ascensão profissional das mulheres negras”, pontua Ireuda.
A republicana ressaltou que a pesquisa da FGV é um alerta para toda a sociedade e instou os poderes públicos e a iniciativa privada a adotarem medidas concretas para corrigir essa disparidade salarial, assegurando assim que todas as mulheres, independente de sua cor de pele, tenham suas competências devidamente valorizadas e remuneradas. “A desigualdade salarial é um desafio complexo que exige esforços coordenados de diferentes setores da sociedade”, diz.
Texto e foto: Ascom da vereadora Ireuda Silva.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263