O prefeito de Salvador, Bruno Reis, analisa uma indicação da vereadora Ireuda Silva (Republicanos) que propõe a criação do Centro Municipal de Hemodiálise. A iniciativa, que visa aliviar a pressão sobre o já sobrecarregado sistema de saúde da cidade, foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador (CMS).
A republicana, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, ressaltou a urgência desse centro, que proporcionará atendimento de qualidade e acessível a pacientes que necessitam de tratamentos de hemodiálise, um passo crucial para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos soteropolitanos. “É perceptível que o número de pacientes renais crônicos vem aumentando a cada ano, o que não tem sido acompanhado pela abertura de novos serviços para atender a demanda”, diz a vereadora em um trecho da matéria.
De acordo com o Senado Federal, 133 mil pessoas dependem de diálise, número que cresceu 100% nos últimos dez anos no Brasil. Anualmente, mais de 20 mil pacientes entram em hemodiálise, com taxa de mortalidade de 15% ao ano. Nesse sentido, Ireuda ressalta que o equipamento poderá beneficiar não somente os habitantes da capital, mas também pacientes das regiões metropolitanas e do interior do estado, “pois mais de 15 mil pacientes renais estão em tratamento ou precisando de atendimento médico na Bahia”.
Texto e foto: Ascom da vereadora Ireuda.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263