No dia 30 de agosto, às 10h, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) realizará uma audiência pública para debater o reajuste máximo de 9,63% aprovado pela ANS (Agência Nacional de Saúde) nos preços dos planos de saúde individuais e familiares.
Em junho deste ano, a ANS autorizou a aplicação imediata do aumento nos preços praticados pelas operadoras, retroativo ao mês de maio. Tomando como referência o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), no acumulado em 12 meses, até o mês de maio, o Brasil registrou inflação de 3,94%. Marinho questiona que o índice máximo de reajuste é mais de duas vezes a inflação medida no período.
“Tenho recebido diversos questionamentos de consumidores acerca dos altos preços praticados pelas operadoras de planos de saúde. Essa resolução da ANS pegou muita gente de surpresa. Precisamos garantir que não haja cobranças abusivas. É necessário que os representantes dos principais órgãos esclareçam à sociedade as taxas de reajuste autorizadas”, destaca Marinho.
A audiência irá ocorrer no plenário 8 da Comissão de Defesa do Consumidor e terá a participação dos representantes da ANS, da Federação Nacional de Saúde Suplementar, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
Texto e foto: Ascom do deputado federal Márcio Marinho.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263