Pensando na valorização das trancistas, a deputada federal Rogéria Santos ( Republicanos-BA) e a vereadora de Salvador, Ireuda Silva (Republicanos-BA) estiveram no dia 17 de outubro, com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para solicitar a regulamentação da profissão.
Na oportunidade elas argumentaram que no país, 70% das brasileiras têm cabelos crespos ou cacheados e que existe um crescimento exponencial de profissionais trancistas, sendo necessário essa regulamentação e reconhecimento na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Para as parlamentares, as tranças de cultura africana, carregam uma bagagem ancestral muito forte, já foram utilizadas como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão, e hoje em dia ainda continuam trazendo o significado de sobrevivência, mas como forma econômia para muitas pessoas.
Para as republicanas, a reunião foi positiva já que o ministro entendeu as justificativas apresentadas e a necessidade da valorização desses profissionais. Rogéria enfatizou que continuará buscando para que essa regulamentação seja êxitosa “Saímos com uma resposta satisfatória, e continuaremos lutando pelo direito de todas essas mulheres guerreiras, que tanto trabalham e merecem tal reconhecimento”, destacou.
A vereadora Ireuda Silva (Republicanos-BA) destacou que além do pedido também foi entregue ao ministro um manifesto e um abaixo assinado que atualmente já conta com quase mil assinaturas solicitando a regulamentação da profissão de trancista.
Texto e foto: Ascom de Rogéria.
Edição: Republicanos Bahia.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263