Olá, meu povo querido da Bahia! Novembro é um mês voltado para reflexões importantes para a nossa sociedade.
Na última mensagem do presidente, me posicionei acerca da Campanha Novembro Azul, que enfatiza a grande relevância de nós, homens, cuidarmos da saúde de forma preventiva. Hoje, destaco aqui, com mais ênfase, o 20 de novembro, data em que celebramos o Dia da Consciência Negra.
Para falar do “Novembro Negro” é indispensável relembrarmos a morte de Zumbi dos Palmares. Ele, sem dúvida, sempre será exemplo e sinônimo de resistência, pela sua luta veemente contra o regime escravocrata.
Sua morte ocorreu em 20 de novembro de 1695. Historicamente, ele e outras pessoas negras sentiram na pele, e por séculos, a barbárie provocada pela escravidão no Brasil, que durou mais de 300 anos e deixou marcas profundas no país. Feridas das quais não nos orgulhamos, mas precisamos lembrar para repará-las.
Jamais podemos aceitar a mínima manifestação do racismo, que na maioria das vezes é naturalizada por expressões racistas, enraizadas e reproduzidas por indivíduos que deveriam buscar um conhecimento histórico como forma de combate.
Agindo assim, estamos fazendo valer a luta memorável de guerreiros que com coragem buscaram conquistar muito dos direitos que temos nos dias atuais.
Sou um deputado federal negro e eleito pelo povo da Bahia, estado que concentra a maior quantidade de pessoas pretas no país. Somos também a maioria no Brasil e batalhamos todos os dias para combater a desigualdade social e a violência desenfreada que tanto nos atinge.
O racismo é responsável por desenhar um panorama cruel em diversas esferas da nossa sociedade. Ele, lamentavelmente, deixa marcas muitas vezes irreversíveis na vida do ser humano. O considero um dos grandes absurdos da história da humanidade e que apesar de toda nossa evolução, ainda perdura, em pleno século XXI.
Finalizo essa mensagem do presidente afirmando que o enfrentamento ao racismo é prioridade aqui no Republicanos Bahia. Digo isso com tranquilidade, pois todos os nossos parlamentares lutam diuturnamente em prol da igualdade racial, seja por meio de pronunciamentos, audiências públicas, indicações ou projetos de lei.
Estamos focados em pautas que venham discutir minuciosamente os direitos humanos, a intolerância, discriminação e preconceitos. Estamos juntos não somente nesse “Novembro Negro”, mas diariamente, pois o racismo nunca irá calar a nossa voz. Seremos sempre resistência. Um abraço 10 e uma excelente sexta-feira!
Artigo escrito por Márcio Marinho, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263