Promovendo a inserção nos processos de socialização e de aprendizagem para as pessoas com deficiência visual em museus, bibliotecas, centros culturais e universidades do estado, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), apresentou a Indicação nº 27.287/2024, direcionada ao Governo do Estado, à Secretaria de Saúde e à Secretaria de Cultura, para que sejam disponibilizados óculos com tecnologia assistiva “OrCam”, um equipamento de visão artificial com uma câmera inteligente de leitura instantânea de textos, que permite que os deficientes visuais possam ler.
Jurailton explica que o Governo do Estado adquiriu recentemente, por intermédio da Secretaria de Educação (SEC), a compra de 1.398 (mil trezentos e noventa e oito) óculos “OrCam”, para alunos da rede estadual, com deficiência visual total ou baixa visão. Com isso, a ampliação do uso desse dispositivo em museus, centros culturais, bibliotecas e nas universidades do estado, será mais um mecanismo de inclusão desse público nas atividades culturais do estado.
“O equipamento tem sido uma realidade nas escolas públicas do nosso estado, mas a nossa ideia é ampliarmos para outros ambientes, com o intuito de promovermos mais acessibilidade e garantir direitos e condições de igualdade, além de proporcionar uma maior autonomia. Com os óculos inteligentes, é possível absorver muito mais conteúdo. É a tecnologia evoluindo para permitir que essas pessoas estejam em constante superação”, ressalta o parlamentar.
O aparelho “OrCam MyEye” é uma tecnologia criada em Israel e faz uso da inteligência artificial, que permite o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real com transmissão por áudio, sem a necessidade de conexão com a internet. O dispositivo discreto mede cerca de 7cm de comprimento, e fica acoplado na haste de um dos lados do óculos.
Texto e foto: Ascom de Jurailton Santos.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263