Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Brasil atinge 32,1 milhões de idosos e projeto da deputada Rogéria Santos propõe acolhimento humanizado para enfrentar vulnerabilidades

  • 10 de junho de 2025

Em 2024, o Brasil ultrapassou a marca de 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando 15,8% da população. O crescimento desse contingente evidencia não apenas o avanço da longevidade, mas também os desafios crescentes relacionados à vulnerabilidade social na terceira idade. Pobreza, saúde fragilizada e falta de acesso a serviços essenciais compõem um cenário preocupante: atualmente, cerca de 2,8 milhões de idosos vivem abaixo da linha da pobreza.

Diante dessa realidade, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar o Projeto de Lei 3456/2024, de autoria da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA). A proposta propõe criar o Programa ILPIs – Acolher, Cuidar e Humanizar, voltado à ampliação e qualificação do acolhimento institucional para idosos em situação de vulnerabilidade social.

O programa articula os serviços já existentes, promovendo uma atuação integrada entre saúde, justiça e assistência social, com foco em uma abordagem mais humana e eficiente no cuidado com os idosos.

“O envelhecimento da população exige respostas concretas. Essa aprovação representa um avanço fundamental para garantir que os nossos idosos sejam tratados com respeito, cuidado e dignidade. Estamos trabalhando para que o Brasil ofereça políticas públicas à altura da importância de quem tanto contribuiu para o nosso país”, destacou a deputada Rogéria Santos.

Além de ampliar a rede de acolhimento, o projeto prevê a qualificação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), o acompanhamento por equipes multidisciplinares e a criação de mecanismos de fiscalização e avaliação da qualidade dos serviços prestados.

Em um país onde ainda há sérios entraves no acesso a serviços básicos de saúde e proteção social para a população idosa, o Programa ILPIs – Acolher, Cuidar e Humanizar surge como resposta estratégica e urgente. 

Texto: Ascom Rogéria Santos
Foto: Ascom Rogéria Santos