Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

2 de Julho – Bahia, terra da resistência

  • 1 de julho de 2021

“Nasce o sol a 2 de julho brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia até o sol, até o sol é brasileiro”. Trecho marcante do Hino ao 2 de Julho – Independência do Estado da Bahia. Nesta semana, a edição da mensagem do presidente não poderia ser diferente. Faço total referência à data magna dos baianos. Sem dúvida, uma das celebrações mais marcantes do estado, traduzido em seus quase 200 anos de história, através do tradicional desfile cívico pelas ruas das cidades do estado e diversas manifestações culturais. Trata-se de um dos momentos mais especiais desta terra que claramente expressa o quanto a nossa história é feita de força, representatividade e coragem.
A Independência da Bahia pode ser classificada como um movimento social e militar estreado mais precisamente na data de 19 de fevereiro de 1822 e com fim em 2 de julho de 1823, gerado através do sentimento federalista do seu povo. Essa data plausível nos relembra a grandeza da conquista dos brasileiros, que incansavelmente lutaram pela província do nosso estado da Bahia contra as tropas portuguesas.
Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações ocorrem timidamente, em razão do momento delicado enfrentado pela humanidade em decorrência da covid-19. Becos e travessas que compõem a nossa Bahia estarão sem receber a grande afluência de pessoas como anos atrás, porém as homenagens aos heróis da independência e os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus ocorrerão somente para autoridades e online para o público.
Quero aqui externar o quanto é gratificante viver em uma terra que representa de forma intrínseca a luta pela resistência e contribuições na identidade brasileira. A Bahia é grandiosa. Ela já foi palco de momentos históricos e cruciais para conquistas excepcionais em todo o Brasil, a exemplo da independência do Brasil, proclamação da república, além da abolição da escravatura. Fomos e somos determinantes no processo de batalha pela liberdade do nosso povo.
De forma esperançosa, o “Viva ao 2 de julho” se fará presente em nossos corações. Acredito que estamos mais perto de viver dias melhores. Vamos em frente, Bahia!

Artigo escrito por Márcio Marinho, vice-presidente Nacional do Partido do Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.