A presidente da Comissão de dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), em audiência pública com guardas municipais de Salvador no dia 17 de setembro, reafirmou seu compromisso em intermediar o diálogo com o prefeito Bruno Reis a pedido da comissão independente da corporação, que pleiteia a aprovação do seu plano de carreira.
No evento, a republicana falou aos guardas em nome do prefeito, que se comprometeu a discutir a questão após o Decreto Federal 173, que limita os gastos públicos municipais, e após o desenrolar da PEC 32, que está sendo discutida no Congresso Nacional. Centenas de guardas municipais lotaram o Centro de Cultura da Câmara de Salvador, acompanhando o debate e aguardando resposta da prefeitura.
Desde seu primeiro mandato, a republicana atua em prol das demandas da Guarda. “Na época, procurei o vice-prefeito Bruno Reis para tratar da aposentadoria especial. Antes que eles chegassem na minha vida para tratar dess es assuntos, eu já tinha uma inclinação e uma admiração muito grande pela Guarda. Quando me inclinei para homenagear as mulheres da Guarda, não foi por cunho político. É um reconhecimento”, pontuou.
Estiveram presentes Bruno da Cruz Carinha, diretor do Sindseps; André Rocha, membro da Comissão Independente dos GCMs; GCM Maciel de Lima, condutor dos trabalhos; Izalfredo Nogueira, presidente da ANAEGM; e o GCM Alan Braga, diretor da FEBAGUAM. Os guardas ressaltaram que a reivindicação não se trata de uma tentativa de confronto com a prefeitura, mas de buscar ampliar o diálogo e trabalhar conjuntamente para a melhoria da qualidade de vida da corporação e do serviço prestado ao município.
A comissão independente, que ressalta não ter a intenção de “fazer baderna”, quer ser ouvida pelo seu “chefe imediato, o prefeito Bruno Reis”.
Semanas antes, o grupo já havia pedido à vereadora para intermediar o diálogo com o prefeito Bruno Reis. “No ano 2018, o plano foi arquivado e através do diálogo foi conseguido o desarquivamento e criação da Comissão da Guarda Civil Municipal, publicada em Diário Oficial. No entanto, de lá pra cá, não houve mais reuniões e nem avanço nos diálogos com gestão tanto da guarda quanto da Prefeitura, especialmente com o secretário de gestão, Senhor Tiago Dantas, que não aceita avançar nas mesmas e hoje segue dessa mesma forma, com os guardas municipais completamente desmotivados”, afirmaram os representantes da categoria em manifesto.
Ainda no evento, a vereadora ressaltou sua luta para implantar a Guardiã Maria da Penha na Guarda Municipal. “Tenho o projeto Guardiã Maria da Penha e Guardiã Maria da Penha nas Escolas, e é uma luta para implantar”, disse.
Texto e foto: Ascom Ireuda.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263