Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Dia Nacional do Trânsito: a conscientização e o conhecimento são cruciais para salvar vidas

  • 23 de setembro de 2021

Olá, meu povo querido da Bahia! Na última mensagem do presidente, destaquei a campanha “Setembro Amarelo”. Nesta edição, venho discorrer sobre outro assunto que tem feito vítimas fatais na Bahia e em todo o Brasil: os acidentes de trânsito. Cabe aqui mencionar que neste sábado, dia 25 de setembro, é exaltado o Dia Nacional do Trânsito, uma oportunidade para chamarmos a atenção da sociedade no geral para algo apontado como responsável por 80 mil vítimas não fatais e cinco mil mortes no estado, entre os anos 2018 a 2020, segundo dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN).

A pandemia da covid-19 gerou um aumento considerável no serviço de delivery, motivado com mais força pela questão do isolamento social, no ano de 2020. Dessa forma, um crescente número de motocicletas passou a imperar no trânsito brasileiro. Infelizmente, essa expansão, ocasionou um aumento nos indicadores de letalidade nos acidentes de motos. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), de janeiro a março de 2021, 634 acidentes foram notificados em Salvador, com um total de 703 vítimas, sendo que 34 vieram a óbito.

Uma pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) constatou que no ano de 2019, a maioria das vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) no estado é motociclista, com 31,3 %. Não me canso de provocar a reflexão do poder público sobre a imensa necessidade de aumentar, não somente nesse período, a quantidade de informações em veículos de comunicação e mídias off-line acerca das normas e medidas educativas no trânsito, tanto nas grandes metrópoles, quanto nos pequenos municípios, estradas e até em escolas de todo o país. O conhecimento também salva!  

Tratando-se de trânsito, não posso deixar aqui de mencionar os ciclistas, que merecem sim destaque e segurança no trânsito. A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) aponta um aumento bem considerável de 30% no registro de sinistros considerados preocupantes com ciclistas até maio de 2021, fazendo um comparativo com o ano anterior. No estado da Bahia, os indicadores dos acidentes demonstraram um aumento de 36%. Os gestores precisam, com urgência, planejar as vias urbanas com quilometragem adequada, além de torná-las mais seguras, espaço justo e com uma infraestrutura apropriada e confortável.

Acredito que com o investimento em políticas educativas, teremos condutores bem informados e conscientes, proporcionando índices mais satisfatórios e também uma mudança de cenário nos principais causadores de acidentes no Brasil, a exemplo da alta velocidade, ultrapassagem em locais proibidos, desrespeito à sinalização, modificação de faixa e falta de atenção.

Para uma mudança efetiva e positiva, precisamos da conscientização de todos. Pode parecer clichê, mas é a pura realidade. Com o entendimento plausível e o empenho de cada cidadão, podemos alcançar o principal objetivo, que é o de preservar vidas e famílias, como também sanar esse problema de saúde pública existente, também classificado como um dos grandes gastos nos cofres públicos.

Nós, do Republicanos Bahia, buscamos estar presentes nas discussões vinculadas ao tema para estimularmos políticas públicas necessárias na área, como leis e campanhas que abordem normas de cidadania e respeito no trânsito brasileiro. Vamos em frente! Desejo uma ótima sexta-feira a todos! Um forte abraço!

Artigo escrito por Márcio Marinho, vice-presidente Nacional do Partido Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.
Foto: Douglas Gomes.