A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vereadora da capital baiana, Ireuda Silva, (Republicanos), percorreu novamente os circuitos do Carnaval de Salvador com a campanha “Meu corpo não é sua fantasia”, compartilhando informações e estimulando a reflexão sobre o assédio sexual. Segundo a republicana, os homens também precisam levantar a bandeira e ajudar a combater esse tipo de crime.
“Esse tipo de violência contra a mulher atinge níveis alarmantes durante a festa, semelhante a uma epidemia. O Carnaval será aquilo que as pessoas fazem dele, portanto, é nosso dever torná-lo um local de respeito e seguro para todos, principalmente para as mulheres, que já são mais vulneráveis à importunação. Oferecer apoio às vítimas e denunciar são algumas boas ações cidadãs que podem fazer uma diferença maior do que imaginamos”, disse Ireuda.
Ireuda disse ainda que, hoje já é uma campanha da cidade do Salvador. “E levantar a bandeira da mulher também é dever dos homens, que precisam ser aliados na luta. Importunação e assédio sexual são crimes, que não podem escapar à lei em nenhum contexto, sob hipótese alguma”, acrescentou.
Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, 48% das mulheres brasileiras afirmam ter sofrido algum tipo de assédio ou importunação em algum evento carnavalesco. De acordo com a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, as denúncias de assédio no Carnaval cresceram 90% nos últimos anos. “São muito comuns os relatos de mulheres que dizem ter sido beijadas à força, recebido apalpadelas ou até passado por situações mais constrangedoras, ameaçadoras e violentas”, diz.
Texto e foto: Ascom de Ireuda.
Edição: Republicanos Bahia.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263