Olá, Bahia! Uma pausa nos trabalhos parlamentares e na condução do meu partido aqui no estado, para abordar um assunto de fundamental importância, especialmente como cidadão negro que não tolera mais atos de violência, discriminação e racismo.
Nessa perspectiva, venho aqui destacar momentos temerosos, difíceis e de hostilidade vividos pela nossa republicana e vereadora da cidade de Salvador, Ireuda Silva, no último dia 12 de junho, na Câmara de Vereadores da capital baiana, após uma votação.
No primeiro momento, liguei pessoalmente para a nossa parlamentar prestando o meu total apoio e fiz questão de lembrá-la o quanto ela é guerreira, forte, além de ser referência para tantas outras mulheres negras que residem em nosso estado. Em seguida, fiz um pronunciamento em minhas redes sociais reiterando a importância do respeito entre os seres humanos e repudiando essas enxurradas de casos diários de violência física, moral, religiosa e política.
Ireuda, a mulher mais votada de Salvador, e a segunda mais votada das capitais do Nordeste, estava no exercício pleno de seu mandato e sofreu uma discriminação violenta. Isso precisa ser pontuado e jamais naturalizado. Mediante a essa situação, as Mulheres Republicanas de diversos estados desembarcaram em Salvador, na última segunda-feira, dia três de julho, para uma importante e louvável missão: participar do Ato Nacional Contra a Violência Política e em Solidariedade à vereadora. O plenário Cosme de Farias, da Câmara de Vereadores, se tornou palco de um dia memorável e foi marcado por solidariedade e luta contra o machismo e o racismo.
Tivemos a feliz oportunidade de contar com a participação atuante da senadora da República, que também é secretária nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves, da ex-ministra Cristiane Britto, da secretária estadual do Mulheres Republicanas e deputada federal, Rogéria Santos, da deputada estadual do Rio de Janeiro, Tia Ju. Juntas, elas compuseram a mesa da cerimônia e trouxeram considerações extremamente relevantes para o ato e debate de suma importância para toda a sociedade.
Quero aqui salientar que no Brasil não existe mais espaço para atitudes agressivas e de intolerância como a que foi vivida pela nossa republicana e tantas outras mulheres. O que me deixa ainda mais intrigado e estarrecido é perceber essa situação em uma cidade em que a sua população tem predominância negra. Não admitimos e jamais iremos nos calar, ainda mais com Ireuda, uma pessoa que chegou com todo esmero na política e tem realizado um trabalho constante e dedicado.
Nós, homens, que não permitimos tamanha violência, podemos sim protagonizar um papel crucial, no sentido de proteger e orientar a mulher agredida sobre os caminhos para uma rotina mais justa, digna e livre das diversas formas de violência.
Nesta luta incessante em defesa das mulheres, quero, como presidente do Republicanos Bahia, destacar o trabalho assíduo de todos nós da sigla no estado e de cada mulher republicana que de forma muito carinhosa deixou o seu estado para se fazer presente em Salvador, dando corpo ao movimento, além de proteger, participar ativamente da discussão, incentivar ainda mais políticas de proteção às mulheres e, principalmente, deixar ecoando a voz de que: “Mexeu com uma, mexeu com todas! ”.
Portanto, tomem partido pelas mulheres e vamos juntos nessa luta que precisa da união real de todas (os). Mulheres, somos um partido que mostra unidade, contem todas conosco! Aqui, vocês têm vez, voz e todo o nosso apoio. Um abraço de força em Ireuda e todas as mulheres baianas. Vamos juntos e em frente!
Artigo escrito por Márcio Marinho, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.
O PARTIDO
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 274, bloco b, loja 8, Centro Empresarial Iguatemi, Caminho das Árvores. CEP: 41820020. Telefone: (71) 3431-1263